Comportamento

Por Chanucá, Trump lembra vítimas de tiroteio em sinagoga de Pittsburgh

Por Chanucá, Trump lembra vítimas de tiroteio em sinagoga de Pittsburgh

(Arquivo) Foto tirada em 29 de outubro de 2018 mostra mulher em memorial fora da sinagoga Árvore da Vida depois de tiroteio que deixou 11 mortos, em Pittsburgh - AFP/Arquivos

O presidente americano, Donald Trump, enviou neste domingo uma mensagem aos judeus de todo mundo no início da festa do Chanucá, a Festa das Luzes, recordando as vítimas do tiroteio em uma sinagoga em Pittsburgh, em 27 de outubro.

“Melania e eu enviamos os nossos mais calorosos cumprimentos aos nossos irmãos e irmãs judeus nos Estados Unidos, em Israel e no mundo inteiro por ocasião da festa do Chanucá”, escreveu o presidente em uma mensagem.

“Lamentavelmente, os judeus atualmente seguem enfrentando diferentes formas de violência, ódio e intolerância no mundo”, acrescentou.

“Pensamos em todos os membros da congregação da Árvore da Vida – Or L’Simcha – que tragicamente perderam a vida em Pittsburgh em outubro”, assinalou.

Robert Bowers, um americano de 46 anos, cometeu o ataque antissemita mais letal das últimas décadas nos Estados Unidos, assassinando a tiros 11 judeus que se encontravam reunidos nessa sinagoga.

A cada ano, nos jardins sul da Casa Branca, uma menorá gigante se levanta iluminada durante os dias da festa.