No sábado (16), durante o BSOP Million, última etapa do Circuito Brasileiro, a comunidade do poker celebrou um anúncio histórico. Isso porque Igor “Federal” Trafane, presidente da World Poker Federation (WPF), anunciou o reconhecimento oficial e definitivo do poker como esporte da mente pela International Mind Sports Association (IMSA). O evento contou com a presença de nomes como Ueltom Lima, presidente da Confederação Brasileira de Texas Hold’em, Leonardo Cavarge, CEO da WPF, Geoffrey Borg, presidente da IMSA, e outras figuras de peso.

“Com uma forte rede de federações em mais de 49 países, conseguimos hoje algo inédito e definitivo”, declarou Igor Trafane, presidente da WPF. “O parecer da IMSA representa o trabalho e a dedicação de milhares de pessoas que enxergam o poker como uma verdadeira profissão e uma disciplina intelectual. Nossa missão agora é construir a base que todo grande esporte já tem: regulamentações, caminhos profissionais, proteções aos jogadores e competições internacionais”.

Aceita como membro provisório da IMSA em dezembro de 2022, a WPF teve seu trabalho reconhecido. Agora, com a chancela definitiva da IMSA, o poker se junta a esportes da mente como xadrez e eSports, entre outros. As iniciativas da WPF são a cooperação com governos e instituições internacionais para promover o desenvolvimento do poker, sua regulamentação e a criação de regras padronizadas, visando garantir o crescimento ético e sustentável do jogo.

Fruto de décadas de dedicação e esforço, essa conquista marca o início de uma nova era para o poker, agora reconhecido como um esporte que exige habilidades mentais, estratégia e alta concentração. Assim, o poker ganha maior legitimidade, o que o torna mais seguro e repleto de oportunidades para os apaixonados e profissionais que vivem essa modalidade.

“Nosso foco está em construir uma verdadeira estrutura esportiva global para o poker” afirmou Leonardo Cavarge, CEO da WPF.

Além de craques do poker como André Akkari, Rafael Moraes e Lauriê Tournier, o evento contou também com a presença do jogador Marcelo M12, ex-Real Madrid e Fluminense, dos apresentadores do Podpah Mítico e Igão, e de Mariana Spinelli, apresentadora da ESPN, todos eles embaixadores do H2bet, do grupo H2, um dos apoiadores do evento e líder da consolidação do poker no Brasil.