Uma pesquisa realizada pela Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 25, indicou que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 50%, um avanço de sete pontos desde o levantamento anterior. O número supera o índice de desaprovação do governo, que diminuiu para 48%.
A última sondagem foi feita em julho deste ano e mostrou que Lula era aceito por 43% da população. Em dois meses, a administração federal reverteu pontos de desaprovação (linha vermelha) e disparou no porcentual de aprovação (linha azul).

Gráfico mostra índices de desaprovação (em vermelho) e aprovação (em azul) de Lula. Em cinza, estão os entrevistados que se abstiveram de resposta.
O instituto aponta que a aprovação é soberana entre eleitores de esquerda – com 95% – mas também conseguiu superar a desaprovação entre eleitores do centro (com 49%) e da classe média (com 51%).
+ Aprovação de Lula supera desaprovação pela 1ª vez no ano e chega a 50,8%, diz Atlas/Bloomberg
+ Câmara pede suspensão de mandato de deputados envolvidos em motim
Câmara dos deputados e Supremo Tribunal Federal
O levantamento também ouviu brasileiros sobre a atuação dos demais Poderes, como o Legislativo e o Judiciário.
Enquanto Lula ganhou sete pontos de aprovação, a Câmara dos Deputados ampliou a mesma quantidade, porém em desaprovação. O levantamento mostra que 70% das pessoas reprova a atuação da Câmara – um aumento significativo desde julho, que apontou 63%.

Gráfico mostra índice de aprovação e desaprovação da Câmara dos Deputados. NS/NR contemplam entrevistados que se abstiveram de resposta.
No que se refere ao STF, a exposição da Corte no julgamento da trama golpista levou ao aumento de três pontos na aprovação (de 43% para 46%) e subtraiu cinco pontos na desaprovação (de 49% para 44%).
A pesquisa entrevistou 2500 pessoas a partir dos 16 anos entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.