Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma ciclofaixa no meio de uma estrada do Piauí. As imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais e gerou polêmica em relação à segurança dos ciclistas.

O que aconteceu:

  • A ciclofaixa faz parte de um projeto, iniciado em 2013, que custou R$ 6 milhões para reformar a estrada e ampliar mais de 10 km. Há um trecho entre o desvio PI-140 e PI-141 que serve para que os condutores não precisem passar por dentro da cidade de Canto do Buriti.
  • A pista é composta por quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido. Exatamente no meio das quatro pistas, separando a estrada, que está a ciclofaixa;
  • Um motorista que passava pelo local foi o autor da filmagem: “A ciclovia é no meio da rodovia aqui”, disse. “Vou começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito brasileiro?”, questionou um internauta;
  • Em nota enviada à ISTOÉ, o governo do Piauí explicou que a ciclofaixa ainda foi concluída e ajustes estão sendo feitos. “Uma das alterações é o deslocamento da ciclofaixa para a margem esquerda, que está sendo implementada com a manutenção de todos os dispositivos de segurança exigidos por lei para obras viárias”, finalizou.