Na manhã desta terça-feira, 3, um professor teria agredido e tentado esfaquear um aluno da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), durante uma manifestação. No vídeo que viralizou nas redes sociais é possível ver o momento em que o homem e um estudante aparecem brigando no chão.

+ Vídeo: morador agride e ameaça porteiro com facão após entregador ser proibido de entrar

 

O que aconteceu:

  • A confusão teria começado às 7h, quando estudantes passavam de sala em sala para chamar alunos para uma paralisação;
  • O professor teria pedido para que os universitários que “incitavam” a greve se retirassem da classe, o que gerou um desentendimento;
  • Foi aí que o docente passou a agredir primeiramente um aluno e depois outro, chegando a utilizar uma faca e um spray de pimenta;
  • O prédio foi cercado por seguranças que rapidamente agiram com a ajuda de outros estudantes na contenção do agressor.

Em nota, a Unicamp afirmou que repudia os atos de violência ocorridos e afirmou que a conduta do professor será verificada pelos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis.

A Polícia Civil declarou em comunicado que as forças de segurança foram acionadas após a confusão. Aos policiais militares, o professor contou que teria usado a faca e o spray de pimenta para se defender, após ser impedido de ministrar a sua aula por conta dos alunos. Ambas as partes foram conduzidas à delegacia.

O DCE ( Diretório Central dos Estudantes da Unicamp) afirmou que muitos alunos aderiram ao ato que luta contra a privatização de organizações estaduais e pede a melhora nas condições das instituições públicas de ensino. “Enquanto se mobilizavam em defesa da paralisação pelos serviços e universidades públicas e pela implementação das cotas trans, democraticamente aprovada pelos alunos em assembleia ontem, dois estudantes foram agredidos por um professor”, complementa a nota da instituição.