Câmeras de segurança da Vara Única da Comarca de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, registraram o momento em que Cristiano Alves Terto atirou contra o réu Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura durante o julgamento. O caso ocorreu no dia 29 de novembro de 2023, mas as imagens foram divulgadas recentemente.

Atenção! Imagens fortes

O réu estava sendo julgado pelo assassinato do pai de Cristiano. No vídeo, divulgado no X (antigo Twitter) é possível ver uma mulher tentando segurar o atirador, mas ele conseguiu se desvencilhar e efetuar os disparos.

Houve tumulto e, na sequência, testemunhas, jurados, advogados e o juiz do caso saíram correndo do local. Além de atirar, Cristiano deu coronhadas na cabeça de Francisco.

Por meio de nota enviada à ISTOÉ, o TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) informou que Cristiano foi perseguido pelo policiamento do Fórum e pela Polícia Civil e acabou sendo detido em flagrante. Ele continua preso pelo crime de tentativa de homicídio.

Francisco foi ferido no episódio e precisou ser encaminhado ao Hospital de São José de Belmonte. Depois, transferido para o Hospital de Serra Talhada.

Pai do atirador morreu em 2012

O pai de Cristiano Alves foi morto a tiros em outubro de 2012. Francisco Cleidivaldo teria ido embriagado ao sítio do homem e o questionado sobre o sumiço de um burro dele.

Após ouvir uma resposta negativa, Francisco teria se irritado, atirado no homem e fugido do local. O pai de Cristiano chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.