Um jovem de 18 anos que supostamente se passava por menor de idade para conseguir fotos íntimas de crianças e adolescentes foi preso em flagrante pela PF (Polícia Federal). As autoridades cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do indivíduo em Jacareí (SP), município que fica a cerca de 85 quilômetros da capital paulista, durante esta quarta-feira, 28.

+ Quatro adolescentes são condenados por abuso sexual em centro católico da Venezuela

+ Internauta que compartilhar fotos íntimas pode indenizar vítima

Segundo as informações divulgadas pela PF, as autoridades teriam recebido denúncias de um indivíduo que se passava por menor de idade em um perfil falso para entrar em contato com crianças e adolescentes em aplicativos de mensagem. Ao receber fotos íntimas das vítimas, o suspeito começava a extorqui-las alegando que, caso não fossem enviadas mais imagens, o conteúdo anteriormente compartilhado seria divulgado nas redes sociais.

De acordo com as forças de segurança, os crimes começaram em fevereiro de 2023 e a última vítima que se tem conhecimento foi afetada em janeiro deste ano. Na residência do jovem, as autoridades encontraram arquivos relacionados a abuso sexual de crianças e adolescentes no computador. Celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos e passarão por uma perícia criminal a fim de possibilitar a continuidade das investigações.

O indivíduo responderá criminalmente pelo armazenamento e compartilhamento na internet de vídeos que contenham cenas de exploração sexual infantojuvenil, além de ser acusado de extorsão. Caso seja condenado pela Justiça, a pena máxima do sujeito pode chegar a 16 anos de reclusão.