Um brasileiro foi ferido em combate na Ucrânia durante o dia 29 de março, após pisar em uma mina terrestre. Fernando Barroso é natural de Fortaleza, no Ceará, e atuava como soldado no país do leste europeu. O militar perdeu o olho esquerdo, além de sofrer ferimentos graves nas pernas.

Em um vídeo publicado por Barroso nesta sexta-feira, 6, em seu perfil no Instagram, o brasileiro agradece por ainda estar vivo e pelo apoio recebido após a abertura de uma arrecadação de fundos para custear o tratamento médico. “Sempre a gente tem que tirar do bolso”, afirma o soldado sobre a internação em uma unidade de saúde.

+ Relatório da ONU acusa Rússia de crimes de guerra na Ucrânia

+ Papa Francisco presta homenagem a soldado ucraniano morto na frente de batalha

Na postagem, o brasileiro explica que seu perfil ficará sem novas publicações e reitera que está bem, apesar de ainda passar pela recuperação de cirurgias nos dois pés e no olho esquerdo. “No direito também entrou um pouco de estilhaços mas conseguiram salvar, não vou perder minha visão”, contou o soldado, relatando que passa por um processo de aceitação.

Uma arrecadação de fundos foi aberta com a meta de angariar R$ 20 mil para os custos do tratamento, de uma prótese no olho esquerdo e no intuito de que Fernando Barroso possa retornar ao Brasil. “Agradeço muito quem puder estar me ajudando”, escreve o militar na descrição da página.

Até o momento de fechamento desta matéria, foram obtidos R$ 11,5 mil de apoiadores pela arrecadação.

Confira a publicação de Fernando Barroso: