A tradicional Banca do André, que fica na zona central da cidade do Rio de Janeiro, foi arrombada pela terceira vez neste ano durante a madrugada da última quarta-feira, 10. A invasão não foi a única registrada na região. Um restaurante também foi violado no domingo, 14, e perdeu itens como bebidas, uma televisão e uma bicicleta elétrica. As informações são do O Globo.

+ RJ: estrangeira denuncia ter sido estuprada em ‘dark room’ de boate

+ Parte de prédio abandonado desaba no centro do Rio de Janeiro

O restaurante Nitgrama, localizado na Rua Santa Luiza, foi arrombado durante a noite do domingo, 14. Câmeras de segurança registraram o momento em que três criminosos entram no estabelecimento forçando o portão com um pedaço de madeira. De acordo com Airton Gomes de Oliveira, dono do local, os suspeitos tiraram o fio do alarme e passaram três horas no imóvel. “Até uma bicicleta elétrica levaram”, lamentou o homem.

Ainda conforme o dono do Nitgrama, os criminosos causaram um prejuízo de R$ 20 mil, já que aparelhos de TV e a porta foram danificados. “Todo fim de semana, a gente não dorme direito de preocupação. A verdade é que está difícil, não estamos vivendo, mas apenas sobrevivendo no Centro”, declarou Airton Gomes de Oliveira.

Além de restaurantes, bancas de jornal também se tornaram alvo de criminosos. A Banca do André, localizada na Cinelândia, foi invadida três vezes apenas neste ano, nos dias 7 de janeiro, 26 de março e 10 de abril. “Quase desistindo da rua”, escreveu o dono do estabelecimento, André Breves, que já comanda o negócio há 14 anos, nas redes sociais.

As ações também foram gravadas por câmeras de segurança e seguem um roteiro similar. Criminosos arrombam os portões utilizando vários objetos como alavanca e entram no local sem muito esforço.

Tudo isso culmina em uma sensação de insegurança no Centro da capital fluminense. Apesar disso, o 5ºBPM (Praça da Harmonia) declarou que só houve um registro de furto na região seguindo o padrão informado nos últimos dias. Segundo a Polícia Militar, já foram realizadas mais de nove mil abordagens e mais de 250 pessoas na área, culminando na apreensão de 600 facas e objetos similares.

Além disso, as autoridades disponibilizaram o programa Segurança Presente, com funcionamento das 8h às 20h, em que policiais fazem patrulhas na região e há a interação por Whatsapp em que comerciantes podem interagir com as forças de segurança.