O fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) busca promover o comércio, o investimento e o crescimento na região mais dinâmica do mundo.
Sua 28ª reunião, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de novembro em Lima, acontece em meio a incertezas após a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, a maior economia do mundo e membro do bloco, mas com um novo governante crítico dos acordos comerciais.
Quem são os integrantes?
A Apec conta com 21 membros, entre eles as três maiores economias do planeta. Foi criada em 1989 para aproveitar a crescente interdependência da região e é composta por: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã.
Qual é seu peso no mundo?
Os 21 membros do fórum somam 57% da economia mundial e totalizam um Produto Interno Bruto de 41 bilhões de dólares. Também somam 49% do comércio do planeta e 40% da população mundial – cerca de 3 bilhões de pessoas.
Quem irá participar?
Os presidentes da China, Xi Jinping; Japão, Shinzo Abe; e Rússia, Vladimir Putin. Também será a despedida de Barack Obama antes de deixar a Casa Branca em 20 de janeiro. Da América Latina está confirmada a presença da presidente do Chile, Michelle Bachelet, e espera-se a participação do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
A Cúpula será conduzida pelo presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, como anfitrião.
Além disso, comparecerão a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
O que buscam?
Será discutido o futuro das políticas de comércio internacional, o desenvolvimento e as condições de vida de 3 bilhões de pessoas da região da Apec, através das seguintes prioridades:
A integração econômica regional na agenda de crescimento, o fomento do sistema regional de alimentos, a modernização das PME e o investimento no desenvolvimento do capital humano.
O fórum funciona sobre a base de compromissos não-vinculantes e as decisões são tomadas em consenso.
Quais são os temas-chave?
Um tema importante será, sem dúvida, o futuro do livre comércio, em um momento em que o maior sócio do fórum, os Estados Unidos, terá como novo presidente o polêmico magnata Donald Trump, obstinado crítico dos acordos comerciais e promotor do protecionismo.
Também irão debater o destino do Acordo Transpacífico (TPP), impulsionado amplamente pelo presidente em fim de mandato Barack Obama, mas rejeitado por Trump.
A China, excluída do TPP, incentiva a Área de Livre Comércio da Ásia e Pacífico (FTAAP) e a Associação Econômica Integral Regional (RCEP).
Os membros da Apec são assinantes de um total de 144 acordos de livre comércio, bilaterais ou regionais. O objetivo do fórum é trabalhar em sua “convergência”, para que não sigam “em diferentes direções”.
A cúpula anual de 2017 ocorrerá no Vietnã.