Mundo

Pompeo se reúne com secretário de Estado do Vaticano em 1º/10

CIDADE DO VATICANO, 29 SET (ANSA) – Após especulações, o Vaticano confirmou para a próxima quinta-feira (1º/10) uma reunião formal entre o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e seu homólogo dos Estados Unidos, Mike Pompeo. O encontro começará às 11h20 (6h20 no horário de Brasília) e não teve a pauta adiantada.   

No entanto, é certo que o representante de Washington não se reunirá com o papa Francisco, pois o líder católico não faz reuniões de Estado com membros de países que estejam vivenciando um processo eleitoral.   

Um dos assuntos debatidos, segundo fontes vaticanas, será o acordo entre a Igreja Católica e a China para a nomeação de bispos e arcebispos católicos no país. O pacto, que entrou em vigor em 2018, está em vias de ser renovado agora em outubro.   

Até aquele ano, os cerca de 12 milhões de católicos chineses se dividiam entre um conferência de bispos escolhida diretamente pelo Partido Comunista e um braço da Igreja Católica Romana que atuava de maneira clandestina. Agora, o Pontífice pode indicar os religiosos, como acontece em todo o mundo, para as dioceses.   

Há uma semana, Pompeo assinou um artigo publicado pela revista “First Things” e reforçou a fala em sua conta no Twitter pressionando o Vaticano a não renovar o acordo por “colocar em risco a autoridade moral” do papa Francisco.   

O secretário norte-americano vem adotando uma postura inédita na campanha eleitoral, já que o responsável pelas Relações Exteriores dos Estados Unidos nunca se envolve diretamente em uma disputa presidencial por representar os interesses do país e não de um presidente. Porém, Pompeo chegou até mesmo a discursar na convenção do Partido Republicano durante uma visita a Jerusalém, o que causou críticas dos democratas.   

Pompeo, que deve chegar à Itália nesta terça-feira (29), também fará um discurso na embaixada norte-americana em Roma durante um evento da Santa Sé que discutirá a liberdade religiosa por meio da democracia. (ANSA).   

Veja também

+ A incrível história do judeu que trabalhou para os nazistas na Grécia

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Santo Stefano: Esta vila italiana te paga R$ 52 mil para se mudar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar