O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, advertiu nesta quinta-feira que os Estados Unidos responderão de forma “rápida e firme” qualquer ataque do Irã, na última ameaça de uma série entre os dois países.

“Não buscamos a guerra”, mas “nossa passividade atual não deve ser interpretada equivocadamente pelo Irã como falta de determinação”, destaca o comunicado.

“A República Islâmica do Irã fez nas últimas semanas uma série de ações e declarações ameaçadoras que alimentam uma escalada” das tensões.

“Quarenta anos de assassinatos de soldados americanos, de ataques contra instalações americanas e de sequestros de americanos promovidos pelo Irã são uma recordação constante de que temos que nos defender”, afirmou o chefe da diplomacia americana.

“O regime de Teerã deve saber que qualquer ataque feito por eles ou seus delegados contra interesses dos Estados Unidos ou contra nossos cidadãos vai receber uma resposta rápida e firme”, declarou Pompeo.

“Até agora, a opção do regime tem sido a violência, e fazemos um apelo aos que em Teerã vislumbram um caminho para um futuro próspero através de uma redução da tensão para que modifiquem o comportamento do regime”.

Washington enviou esta semana um porta-aviões e bombardeiros B-52 ao Golfo Pérsico diante da ameaça de ataques “iminentes” por parte de Teerã.