O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira (2) que o mundo tem a chance de “mudar o curso da história” na península coreana, baseado nos esforços para a desnuclearização dessa região.
Ao falar durante uma cerimônia formal de posse como secretário de Estado, com a presença do presidente Donald Trump, Pompeo disse que chegou o momento de resolver as tensões na península coreana “de uma vez e para sempre”.
“Destaco que é uma oportunidade. Estamos nas primeiras fases do trabalho. O resultado é certamente ainda desconhecido. Mas uma coisa é certa: este governo não repetirá os erros do passado. Nossos olhos estão bem abertos”, afirmou Pompeo.
O novo secretário de Estado disse que Washington está comprometido com “o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte e que isso ocorra sem demora”.
Trump surpreendeu o mundo no mês passado ao aceitar um convite do líder norte-coreano, Kim Jong Un, para uma reunião direta, um histórico encontro que poderia acontecer nas próximas semanas.
Como parte dos preparativos desse encontro, Trump enviou Pompeo – que há duas semanas era o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) – em uma missão secreta a Pyongyang, onde manteve um encontro com Kim.
Pompeo substitui no Departamento de Estado o bilionário empresário petroleiro Rex Tillerson, que havia divergido publicamente de Trump por seu interesse em abrir um canal de diálogo com a Coreia do Norte.
Trump chegou a humilhar Tillerson no Twitter, afirmando que estava “perdendo tempo” com suas tentativas de abrir esse canal de diálogo.
Em março, Tillerson foi demitido de seu cargo sem cerimônias e poucos dias depois começou a preparação do encontro entre Trump e Kim.