Cerca de 1.800 escolas de Nova Délhi serão fechadas no sábado a devido a um nível de poluição histórico na capital indiana, indicaram as autoridades nesta sexta-feira.

A medida afeta 900.000 alunos de escolas públicas, em uma megalópole coberta por uma espessa fumaça desde as celebrações da grande festa hindu do Diwali, no domingo, durante a qual se costuma fazer espetáculos com fogos de artifício.

“Foi decidido manter as escolas públicas fechadas no sábado devido à névoa da poluição em Délhi”, declarou à AFP Yogendra Maan, porta-voz da municipalidade.

Mas “as escolas funcionarão normalmente a partir de segunda-feira”, detalhou.

A maioria das escolas na Índia têm aulas durante seis dias por semana.

A qualidade do ar em Nova Délhi piorou de forma dramática nos últimos anos. A rápida urbanização provoca um aumento das emissões dos carros com motor a diesel, das fábricas e das usinas elétricas que usam o carvão como combustível.

Este novo episódio de poluição foi provocado pelas celebrações da festa hindu das luzes – o Diwali, conhecida por ser muito poluente devido à queima de fogos de artifício, o que implica sérios riscos respiratórios para os habitantes da capital, de acordo com as autoridades.

Na segunda-feira, pela primeira vez na capital indiana, o recorde de 1.000 microgramas de partículas finas por metro cúbico de ar (μg/m3) foi superado em um bairro do sul, o RK Puram. O dado é dez vezes superior aos máximos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).