Polônia e Hungria chegam a acordo com Alemanha para retirar veto

ROMA, 9 DEZ (ANSA) – A Polônia e a Hungria chegaram a um acordo com a Alemanha para retirar seu veto ao orçamento da União Europeia para o período de 2021 a 2028 e a um fundo de recuperação para resgatar a economia do bloco no pós-pandemia.   

O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro polonês, Jaroslaw Gowin, após a UE ter dado um ultimato para os dois países “rebeldes” informarem seu posicionamento definitivo.   

“Por enquanto, temos um acordo entre Varsóvia, Budapeste e Berlim. Acredito que o compromisso possa incluir as outras 24 capitais”, declarou o vice-premiê nesta quarta-feira (9). A questão será debatida na próxima reunião do Conselho Europeu, entre 10 e 11 de dezembro.   

Os termos do acordo com a Alemanha, que ocupa a presidência rotativa da União Europeia, ainda não foram divulgados.   

A crise – Em novembro passado, Hungria e Polônia anunciaram sua intenção de vetar o orçamento da UE para o período de 2021 a 2028 e o fundo de recuperação para resgatar a economia do bloco no pós-pandemia.   

O pacote totaliza cerca de 1,8 trilhão de euros, sendo 1,07 trilhão do orçamento plurianual e 750 bilhões do plano de socorro econômico. No entanto, Varsóvia e Budapeste discordam de uma norma que vincularia os repasses europeus ao respeito do Estado de direito.   

Esse item não estava no pacto inicial, mas é fruto de um acordo posterior com o Europarlamento, que pressionava por sua inclusão.   

Tanto a Hungria quanto a Polônia já estão na mira da UE por causa de violações do Estado de direito em ataques à imprensa, a minorias e ao poder Judiciário. (ANSA).