A jovem tenista polonesa Iga Swiatek derrotou neste domingo a grega Maria Sakkari na final do Masters 1000 de Indian Wells e agora subirá para a 2ª posição no ranking da WTA.

Swiatek bateu Sakkari por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1, em uma partida impactada pelos fortes ventos na cidade de Indian Wells, na Califórnia.

Aos 20 anos, a polonesa consegue seu quinto título na carreira, entre eles um Grand Slam (Roland Garros 2020).

“É uma loucura. Honestamente não esperava estar nesta posição, especialmente depois de jogar tão bem em torneios anteriores”, disse depois da partida Swiatek, que foi campeã do WTA de Doha em fevereiro.

“Não sabia que podia jogar tão bem durante tento tempo”, acrescentou a tenista polonesa, que eliminou nas semifinais a veterana Simona Halep e nas oitavas a ex-número 1 do mundo Angelique Kerber.

Para Sakkari, de 26 anos, esta era a final mais importante de sua carreira, depois de cair em 2021 nas semifinais de Roland Garros e do US Open.

“Ela é uma grande campeã. Hoje não foi o meu dia, foi muito emocionante jogar aqui. É um dos melhores torneios do mundo, tem um lugar especial no meu coração”, disse a tenista grega.

Swiatek, primeira polonesa a vencer em Indian Wells, agora assume o posto de número 2 do mundo, desbancando a tcheca Barbora Krejcikova, fora do torneio por conta de uma lesão no cotovelo.

A atual número 1 do ranking da WTA, a australiana Ashleigh Barty, decidiu não competir em Indian Wells e no Masters 1000 de Miami, que começa na próxima semana, para se recuperar fisicamente, após o título no Aberto da Austrália

gbv/cl/cb