Morreu neste sábado, 17, aos 93 anos, o apresentador Sílvio Santos, considerado o maior comunicador da televisão brasileira. Ele estava internado em São Paulo (SP) desde o início do mês com quadro de H1N1.
+ Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo
+ Famosos lamentam a morte de Silvio Santos
Senor Abravanel nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e é filho de judeus sefarditas que chegaram ao Brasil em 1924. O apresentador deixou a esposa, Íris Abravanel, com quem esteve casado desde 1978, e as filhas Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.
Políticos lamentam
Nas redes sociais, autoridades dos Três Poderes e figuras consagradas da política se manifestaram sobre a morte do comunicador.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
“Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país”
“Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores”
“Será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras”
“Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil”
Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República
“Hoje nos deixa Sílvio Santos, um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós. Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de Comunicação do Brasil.”
“Meus sentimentos à famíliares e amigos, bem como as minhas orações pela dor da irreparável perda.”
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
“O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros.”
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais
“Um dos maiores ícones da televisão brasileira nos deixou neste sábado. Silvio Santos. O Brasil se despede de um de seus maiores comunicadores, um profissional que levou alegria por onde passou e que fez parte da vida de todos nós por tantos anos. Obrigado por tanto, Silvio! Nossos sentimentos aos familiares amigos e fãs. Descanse em paz!”
Rui Costa, ministro da Casa Civil
“Com tristeza recebi a notícia do falecimento do apresentador Silvio Santos, uma das figuras mais icônicas da televisão brasileira. Símbolo de alegria e entretenimento, Silvio marcou gerações com seu carisma, talento e dedicação à comunicação. Sua trajetória, que começou com humildade, se transformou em um legado de sucesso notável. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores. Que Deus conforte seus corações. Sua memória sempre será lembrada pelos brasileiros.”
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
Por meio de nota oficial assinada por Tarcísio, o governo de São Paulo prestou solidariedade à família Abravanel, aos amigos, aos funcionários do SBT e “aos brasileiros de diversas gerações que tiveram em Silvio Santos uma das personalidades mais admiradas”.
“Com profundo pesar, o Governo do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos, aos 93 anos, neste sábado (17). Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tornou-se um dos símbolos da comunicação brasileira graças à maneira simples, direta e carismática com que lidava com o público. Está decretado luto oficial de três dias no estado de São Paulo”.
João Campos, prefeito de Recife (PSB)
“O Brasil inteiro sente neste momento. Rei dos domingos e maior comunicador do país, Sílvio Santos foi e será lembrado como um grande homem que levou alegria à casa de milhões de brasileiros. Um verdadeiro ícone do Brasil, com uma história de superação impressionante e com um jeito muito próprio de interação com as pessoas. Fará uma falta enorme!”
*Em atualização