O desfile militar que ocorreu em Brasília (DF) na manhã desta terça-feira (10) para a entrega de um convite ao presidente Jair Bolsonaro gerou críticas de diversos políticos. O evento ocorreu no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados deve votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o voto impresso.
Durante a passagem dos blindados, Bolsonaro recebeu um convite para assistir, no próximo dia 16, a um treinamento anual da Marinha na cidade goiana de Formosa, a cerca de 80 km de Brasília.
Apesar do treinamento ocorrer todos os anos e os presidentes serem convidados para assistir, não houve outros casos de desfiles de equipamentos militares na Praça dos Três Poderes para a entrega de convite.
Nas redes sociais, políticos se manifestaram contra o evento:
O inédito e desnecessário desfile de tanques de guerra na Praça dos Três Poderes é uma clara ameaça à democracia. E tem o repúdio dos brasileiros de bem. A iniciativa é mais um flerte com o autoritarismo. O Brasil quer democracia, respeito à constituição e liberdade. 🇧🇷
— João Doria (@jdoriajr) August 10, 2021
Hoje vamos assistir à entrega de correspondência mais cara da história: um desfile militar para entregar um mero convite ao presidente da República. O pretexto é tão absurdo quanto o fato. É da tradição da extrema-direita: na falta de votos, apelam a tanques. Odeiam a democracia.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 10, 2021
1 – Não tem carta pra conversar com militares. Se tivesse carta seria para o povo brasileiro e dentro disso estão os militares. Se militar quiser fazer política ele renuncia o cargo, tira a farda e se candidata. Não tem problema.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021
3 – Não tem conversa especial com Forças Armadas, vou tratá-los com respeito, como temos que tratar todas as instituições. Isso que aconteceu hoje foi uma coisa patética. Se o Bolsonaro queria uma foto com militar era só ter visitado um quartel.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021
https://twitter.com/77_frota/status/1425038350013157402
No dia de hoje lembro do meu discurso no dia da votação da Previdência: “investidor de longo prazo não investe em país que ataca as próprias instituições”. pic.twitter.com/fulovLWKrP
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) August 10, 2021
Prefiro acreditar que as Forças Armadas obedecem à hierarquia e não precisam exibir força para animar as pirações de Bolsonaro. Também prefiro acreditar na altivez da Câmara e do Senado.Seus presidentes não devem se prestar ao papel de bater palmas para doido dançar. #Tanqueciata
— Renan Calheiros (@renancalheiros) August 10, 2021