Dois policiais de Vancouver, no Canadá, foram flagrados posando para fotos e sorrindo na frente do corpo de um homem morto em uma praia da cidade.

As imagens registradas chegaram até a corporação, que, na última segunda-feira (01), abriu uma investigação e transferiu os oficiais para “cargos administrativos não destacáveis”.

O cinegrafista, Zachary Ratcliffe, flagrou a situação no último dia 24. Indignado com o caso, ele afirmou que compartilhou o vídeo porque sentiu que as imagens precisavam ser vistas.

“Eu realmente não posso explicar por que esses policiais estavam fazendo isso, mas vê-los rindo e claramente não entendendo a gravidade da situação, e não fornecendo a dignidade e o respeito que uma pessoa falecida merece, me pareceu um ato insensível”, disparo Zachary para o canal CBC.

O vídeo filmado por Ratcliffe tornou-se de conhecimento da polícia, que, de acordo com o código interno da corporação, designou os oficiais da cena para “cargos administrativos não destacáveis”, enquanto o Comissariado da Polícia investiga o caso.

“Qualquer mudança neste status dependerá do resultado da investigação”, pontuou Simi Heer, integrante do escritório de relações públicas da cidade canadense.

Simi saiu em defesa dos policiais, dizendo que a morte do homem não era considerada suspeita e que os dois oficiais estavam na praia apenas reservando o espaço para a chegada do legista.

Todavia, Zachary não aceitou a explicação da polícia e disse que o comissariado não deveria encorajar os oficiais a agirem de uma forma que “claramente” é desrespeitosa, independentemente de quem seja a vítima.