Na madrugada desta quinta-feira (01), três policiais militares foram flagrados agredindo um homem em Guariba, no interior de São Paulo. Vizinhos conseguiram gravar o momento das agressões.

De acordo com a Polícia Militar, a corporação pediu a prisão preventiva dos três e instaurou um inquérito policial militar sobre o caso.

Na filmagem, é possível ver a vítima sendo imobilizada por um policial, enquanto outro agente dá inúmeros golpes com um pedaço de madeira.

No momento das agressões, os policiais ainda gritaram e ameaçaram moradores que presenciavam a cena. “Se alguém sair aí, você senta no pau”, disseram. Na sequência, um oficial joga uma bicicleta, que seria da vítima, em uma fogueira.

A delegacia de Guariba informou que, até o momento, não foi registrado nenhum boletim de ocorrência referente à agressão. A prefeitura do município afirmou que desconhece o caso.

A Polícia Militar, por sua vez, divulgou uma nota sobre o episódio. Confira o texto:

A Polícia Militar, em nome da transparência, torna pública as imagens de uma agressão policial ocorrida na cidade Guariba, nesta noite/madrugada  (1).

Imediatamente, o Comando local iniciou diligências para apuração das agressões mostradas no vídeo para, dessa forma, tomar as medidas jurídicas penal-militares pertinentes. A vítima foi localizada e está colaborando com as apurações. 

O Comando da região instaurou IPM ( Inquérito Policial-Militar ) e, de forma cautelar, solicitará ao TJM a prisão preventiva dos PMs, sob fulcro da manutenção da Justiça e da Disciplina.

A Polícia Militar repudia tais atos e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta.