Operação policial no complexo da Maré deixa três mortos e criança é baleada

Além do estudante ferido, operação contra disputa de facções resultou em três mortes e apreensão de fuzis e pistolas

Reprodução
Helicóptero da Polícia Civil pousa na Cidade Universitária, da UFRJ Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza desde a manhã desta quarta-feira, 26, uma operação no complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com o objetivo de impedir “uma guerrilha urbana”. Durante a ação, uma criança, de 12 anos, foi baleada dentro de uma escola municipal e três supostos traficantes morreram.

Em comunicado, a corporação informou também que os agentes apreenderam dois fuzis e pistolas.

Ainda segundo a corporação, a equipe de inteligência recebeu informações de que traficantes de uma facção se preparavam para invadir uma comunidade do complexo da Maré, dominada por grupo rival.

  • O conjunto de 16 favelas tem localidades controladas pelo CV (Comando Vermelho) e pelo TCP (Terceiro Comando Puro).

Por meio de nota enviada à IstoÉ, a Secretaria Municipal de Educação informou que a criança baleada é estudante do 6° ano da escola municipal Hélio Smidt e foi atingida por um disparo na perna esquerda enquanto estava no pátio da instituição de ensino. O menino foi socorrido e atendido na clínica da família, onde teve o projétil removido. Depois, precisou ser transferido ao hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha. “O aluno baleado não corre risco de vida”, afirmou.

A pasta ressaltou que, devido ao tiroteio, a situação é tensa na região e por causa disso os alunos permanecem dentro da unidades escolares “aguardando a estabilização da segurança no território”.

A ação policial também impactou a Cidade Universitária, principal campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), localizado na Ilha do Fundão. Por causa do tiroteio, um helicóptero da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) pousou em uma área de gramado do campus, na altura do edifício da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e a Escola de Belas Artes.