A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Izaura Garcia de Carvalho Mendes, de 65 anos, na última quinta-feira (9). Ela é suspeita de praticar estelionato ao aplicar um golpe milionário no padre Marcelo Rossi ao fraudar o registro de um texto e, em processo na Justiça, alegar que o padre copiou o usou sem dar crédito no livro “Ágape”. As informações são do G1.

O livro escrito pelo padre Marcelo Rossi vendeu 10 milhões de exemplares desde 2010, quando foi lançado, até abril de 2019, quando foi retirado de circulação após uma decisão judicial movida por Izaura. Em 2013, ela fez um acordo com a Editora Globo e recebeu R$ 25 mil.

Em nova ação movida contra a editora, a Justiça determinou a proibição da venda da publicação e o recolhimento de todos os livros no mercado. Izaura, então, pediu indenização de R$ 51,6 milhões. Questionada sobre a suspeita de fraude no registro do texto, Izaura afirmou ao delegado que não tem nada a dizer. Duas advogadas, também presas, são suspeitas de auxiliarem a mulher no esquema.

De acordo com a Polícia Civil, o número de registro apresentado pela mulher se refere ao texto pertencente em outra obra e que o título “Felicidade! Qual é? Crônicas e Poesias”, que Izaura diz ser seu, não consta na Biblioteca Nacional.

Procurado pelo G1, o padre Marcelo Rossi não quis gravar entrevista, mas disse que perdoa Izaura.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias