Polícia prende homem acusado de ameaçar o influenciador Felca

Homem preso
Um homem foi preso acusado de ameaçar o youtuber Felca Foto: Reprodução/Polícia Civil

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira, 25, em Pernambuco, um homem acusado de ameaçar o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.

A prisão é decorrente de uma decisão do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), emitida em caráter de urgência no dia 17 de agosto. Por meio de nota enviada à IstoÉ, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou a ação foi realizada por agentes do NOAD (Núcleo de Observação e Análise Digital), da 3ª DCCIBER (Delegacia de Crimes Cibernéticos), do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), com apoio da Polícia Civil de Pernambuco.

Os agentes cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão temporária em dois endereços na cidade de Olinda (PE). Em uma das residências, o suspeito foi localizado na companhia de outro homem, que também foi conduzido à delegacia. “Durante a ação, os policiais encontraram o computador do alvo em uso. As investigações prosseguem, visando à adoção das medidas legais cabíveis”, afirmou a pasta.

O influenciador alegou que passou a receber ameaças de morte e falsas acusações de pedofilia depois de publicar o vídeo no qual denuncia a “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais. Por configurar risco concreto de segurança pessoal, o tribunal acolheu o pedido de Felca e ordenou que o Google fornecesse em até 24 horas as informações de identificação do usuário responsável pelo e-mail, incluindo IPs de acesso e dados cadastrais.

Durante entrevista ao podcast “PodDelas”, Felca revelou que passou a andar de carro blindado e seguranças para se proteger das ameaças.

“A questão das bets, por exemplo, vieram muitas ameaças. A questão da adultização existe uma ameaça de processo. Provavelmente existe e a gente conta com isso, que vai existir alguns processos aí. Mas é o lado da verdade. Se ninguém fala, ninguém vai falar”, afirmou.

Felca ganhou destaque quando se posicionou contra o envolvimento de influenciadores na divulgação de jogos de azar online, conhecidas como bets. Depois teve notoriedade nacional ao publicar o vídeo de 50 minutos intitulado “Adultização”, em que o youtuber denunciou o influenciador paraibano Hytalo Santos por expor e explorar crianças e adolescentes nas redes sociais para fins financeiros.

Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos no dia 16 de agosto, em Carapicuíba (SP), por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil para produção de conteúdos para as redes sociais. Após audiência de custódia, a Justiça paulista decidiu manter a detenção deles.

Quem é Felca

Natural de Londrina (PR) e que atualmente reside em São Paulo, o influenciador Felca tem mais de 5,23 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Já no Instagram ele acumula mais de 13,7 milhões de seguidores.

Felca ficou conhecido ao publicar vídeos reagindo a vídeos de outras pessoas com tom humorístico. Em setembro de 2023, ele ganhou notoriedade ao fazer uma live NPC e conquistar 1 milhão de seguidores no TikTok em quatro dias.