As autoridades francesas investigam um suposto esquema de doping feito pela equipe Arkea-Samsic, sediada na França, participante do Tour de France deste ano.

A polícia já prendeu duas pessoas e autoridades de saúde pública revistaram o hotel no qual a equipe estava. O principal nome da Arkea é o ciclista colombiano Nairo Quintana, com títulos do Giro d’Itália e Volta da Espanha.

O promotor de Marseille, na França, Dominique Laurens disse que a investigação busca apurar “a prescrição sem explicação médica para o uso de uma substância ou métodos proibidos durante evento esportivo”. Os documentos apontam para drogas e práticas que podem ser enquadradas como doping.

Em relação às acusações, o chefe da equipe, Emmanuel Hubert, disse que a investigação trata de um número reduzido de pilotos e pessoas próximas a eles, o que isentaria o time de qualquer responsabilidade, já que esses profissionais não são contratados pela Arkea-Samsic.

De acordo com o Le Parisien, as duas pessoas  detidas são um médico e um fisioterapeuta ligados ao piloto principal. No entanto, o nome do ciclista não foi revelado.