Polícia indonésia prende 12 pessoas por tráfico de crianças

A polícia indonésia prendeu 12 pessoas suspeitas de participar de uma rede de sequestro e tráfico de crianças que teria enviado mais de uma dúzia de bebês para Singapura, informou nesta terça-feira (15) um alto funcionário da polícia à AFP.

Após a denúncia de um dos pais sobre o sequestro de seu filho, um dos suspeitos admitiu ter estado envolvido no tráfico de 24 bebês, afirmou Surawan, diretor de investigações criminais gerais da polícia de Java Ocidental.

Esse funcionário afirmou que o denunciante “havia chegado a um acordo” com os traficantes antes do nascimento de seu filho, mas os denunciou depois de não receber o dinheiro prometido.

Os 12 envolvidos na rede de tráfico são acusados de ter levado os bebês até Pontianak (na ilha de Bornéu) e depois enviado mais de uma dúzia deles para Singapura, detalhou.

“Quatorze [bebês] foram enviados para Singapura”, destacou, apontando que “a maioria tem menos de um ano, alguns apenas três, cinco ou seis meses”.

As autoridades locais resgataram cinco bebês em Pontianak e um em Tangerang, perto de Jacarta, capital da Indonésia.

“É uma rede de tráfico de bebês. Cada um tem seu papel”, ressaltou Surawan, explicando que os 12 suspeitos foram presos em Jacarta, Pontianak e Bandung.

Segundo os depoimentos dos envolvidos, a rede opera desde 2023.

Alguns membros eram responsáveis por encontrar os bebês, enquanto outros cuidavam deles, os abrigavam ou falsificavam documentos civis, como certidões de família e passaportes, acrescentou o chefe policial.

str-mrc-jfx/dhw/brk/oaa/mab/mb/am