PARIS, 29 SET (ANSA) – As autoridades francesas desmontaram nesta terça-feira (29) um acampamento com 700 a 800 migrantes na cidade portuária de Calais, no norte do país, na operação mais importante do tipo desde a evacuação de 2016.   

O desmantelamento começou no início da manhã, quando a polícia isolou a área chamada de “Lande de Virval”, localizada perto do hospital de Calais. Na zona, também foram montadas tendas da Proteção Civil local.   

“Queremos evitar qualquer concentração ou novo ponto de encontro permanente em Calais e esta área ficará inacessível. Estudamos com o prefeito o que será possível fazer”, explicou Louis Le Franc, funcionário do governo do departamento Pas-de-Calais.   

Segundo ele, este é o maior desmonte de um acampamento de Calais desde o acampamento conhecido como “A Selva”, onde até 9 mil migrantes ocuparam entre 2015 e 2016.   

As autoridades informaram que pelo menos 150 migrantes serão transferidos para centros de acolhimento em Pas-de-Calais, outros 150 para departamentos do norte da França e os 500 restantes para outras regiões. (ANSA)