No último domingo (02), a Polícia Federal prendeu um traficante colombiano, de 36 anos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O suspeito estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol.

Em 2019, o colombiano foi condenado pelo crime de tráfico de drogas e associação criminosa para o tráfico entre a cidade de Medellín, na Colômbia, e a Flórida, nos Estados Unidos, nos anos de 2015 a 2016. Mesmo foragido, o suspeito coordenava o Cartel de Medellín, notabilizado pela série Narcos, da Netflix.

De acordo com as autoridades norte-americanas, mesmo foragido, o traficante coordenava a logística da compra, venda e transporte de cocaína, morfina, heroína e metanfetamina destinado ao tráfico internacional de drogas e recebia grande quantia de dinheiro resultante de todo o processo logístico.

A localização e prisão do estrangeiro foi realizada pelos policiais federais lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/RJ), com apoio da equipe da Polícia Federal lotada no Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PF) e do Centro de Cooperação Policial Internacional do Rio de Janeiro.

O colombiano foi levado ao sistema prisional carioca, onde ficará até que sua extradição definitiva para os Estados Unidos seja concretizada.