A Polícia Federal investiga uma “tentativa de invasão” ao Palácio da Alvorada, residência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, realizada neste sábado (24), por um indivíduo a bordo de um carro, informou a força policial em um comunicado.

À tarde, as autoridades identificaram “um homem suspeito da tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada”, ocorrida nesta madrugada. Ele fugiu após os atos, segundo nota da Polícia.

“O indivíduo foi localizado em um condomínio nas proximidades do Alvorada. Neste momento ele está prestando esclarecimentos na Superintendência de Polícia Federal no Distrito Federal”, acrescentou o comunicado.

O veículo que teria sido usado na “tentativa de invasão” foi apreendido e é periciado pelos investigadores.

Informações veiculadas pela imprensa apontam que o motorista, morador das proximidades, não tinha intenção de invadir o palácio, mas estaria perdido e provavelmente embriagado.

A polícia não mencionou esta hipótese e a assessoria de imprensa da Presidência não respondeu a uma consulta da AFP.

Segundo o site Metrópoles, que revelou a informação em primeira mão, o presidente estava no Palácio da Alvorada quando ocorreram os fatos. Ele tinha voltado à noite de um evento no Rio de Janeiro.

De acordo com o Metrópoles, um carro preto ultrapassou o bloqueio da via de acesso à residência presidencial, na capital federal, pouco antes das 05H45.

O motorista desobedeceu à ordem de parar dos guardas e continuou avançando até furar os pneus em um dispositivo de segurança com dispositivos de perfuração metálicos, acrescentou o site.

Imagens da Polícia, divulgadas pela imprensa local, mostraram os pneus do veículo destruídos.

Na tentativa de detê-lo, um segurança atirou duas vezes contra o carro, acrescentou o site Metrópoles.

As investigações continuam, informou a Polícia.

mls/db/mvv/dd