Polícia Federal investiga suspeita de adulteração em indústrias de bebidas

Divulgação/ PF
Foto: Divulgação/ PF

Agentes da Polícia Federal, em cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizaram nesta quinta-feira, 2, fiscalizações em indústrias de bebidas nas regiões de Sorocaba e Grande São Paulo.

A operação teve como objetivo apurar indícios de adulteração, mediante utilização de insumos químicos fora das concentrações permitidas pela legislação sanitária.

Segundo a PF, os agentes coletaram amostras representativas das bebidas suspeitas, que serão submetidas à análise técnica tanto pelo MAPA quanto por laboratórios especializados sob supervisão da PF.

“As verificações vão permitir avaliar a conformidade dos insumos químicos, a existência de componentes proibidos ou em níveis superiores aos permitidos e identificar a autoria, as circunstâncias e a extensão das irregularidades”, informou a PF.

Intoxicações por metanol

Na terça-feira, 30, a PF informou que abriu um inquérito para investigar a contaminação de bebidas alcoólicas com metanol, após indícios de que houve distribuição de bebidas contaminadas para outros Estados do País.

De acordo com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, a corporação investiga, inclusive, a ligação da adulteração de bebidas alcoólicas com o crime organizado. O diretor da PF disse ainda que o trabalho será integrado com a Polícia Civil de São Paulo.

Segundo o Ministério da Saúde, há ao todo 43 casos confirmados de intoxicação por metanol no país.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou a quantidade de casos de intoxicação pela substância como “anormal” e recomendou que a população não consuma destilados até a regularização da situação. As hospitalizações e mortes registradas sucederam o consumo de vodka, gin e whisky.

Os órgãos de vigilância sanitária recomendam a bares, empresas e demais estabelecimentos que comercializam bebidas que redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos. Aos consumidores, a orientação é para não adquirir substâncias sem rótulo, lacre de segurança e selo fiscal até a regularização da situação.