Uma operação que aconteceu entre a noite da última segunda-feira (22) e a madrugada desta terça-feira (23) prendeu um brasileiro e um iraniano. A Polícia Federal e a Receita Federal encontraram 19 kg de cocaína em embalagens de bombom Ouro Branco no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Segundo a assessoria da Polícia Federal, servidores da Receita Federal solicitaram a análise por raio-x de uma mala que havia sido “abandonada” na esteira do aeroporto. Ao identificarem o dono do objeto, um iraniano que tinha como destino seu país natal e portava Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), foi identificada a presença de 16 kg da droga.

O iraniano afirmou que a mala pertencia à sua esposa, que, segundo o comunicado, também possui RNE e é natural do Uzbequistão. Ele foi levado à Polícia Federal. “Foi instaurado inquérito policial com vistas a se apurar as responsabilidades em relação à droga encontrada”, confirmaram as autoridades.

Um brasileiro que realizava check-in no mesmo aeroporto também foi preso, porém com uma quantidade menor de droga. Ele iria viajar para Nairóbi, no Quênia, também com embalagens de bombom ocultando 3 kg cocaína.

Os dois detidos responderão junto à Justiça Federal pelo crime de tráfico internacional de drogas.