A Polícia Federal prometeu nesta quarta-feira (8) tirar todos os garimpeiros ilegais que exploram minérios dentro da Terra Indígena Yanomami. Até agora, já foram destruídos avião, helicópteros e equipamentos de apoio dos garimpeiros.

“Dentro de todas essas fases da operação nós teremos a retirada de todos os garimpeiros por completo. Com vistas a fazer cessar toda essa atividade criminosa que vem acontecendo. Obviamente que as pessoas serão punidas na medida da sua culpabilidade”, disse o delegado Humberto Freire, da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente na Polícia Federal.

“As pessoas que financiam, as pessoas que fazem lavagem daquele lucro auferido criminosamente com a retirada desse minério tem uma responsabilidade muito maior e isso está sendo investigado dentro dos inquéritos que foram instaurados pela Polícia Federal”, seguiu.

A promessa de retirar os invadores das terras Yanomami foi feita nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa dos ministros José Mucio Monteiro, da Defesa; Silvio Almeida; dos Direitos Humanos; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.