Um homem suspeito de crime de extorsão pela internet contra o jornalista Glenn Greenwald e seu marido, o deputado federal David Miranda, foi alvo de mandado de busca e apreensão na terça-feira (30).

A operação foi realizada por Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Civil, na residência, foram apreendidos telefones celulares, um computador e outros equipamentos eletrônicos. O material foi encaminhado para a perícia técnica. A Polícia Civil não divulgou mais detalhes sobre a operação.

No início do ano, Glenn Greenwald foi denunciado pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Spoofing. A investigação apura a invasão de comunicações de autoridades, entre elas o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. A denúncia sustenta que o jornalista do The Intercept Brasil “auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões”.

Segundo os advogados do jornalista, a peça do procurador Wellington Divino Marques de Oliveira é um “devaneio acusatório, completamente dissociado da realidade dos fatos”.

Além de Glenn Greenwald, a peça abarcou os seis alvos da Spoofing: Walter Delgatti Neto, o “Vermelho”, Gustavo Henrique Elias dos Santos, Thiago Eliezer Martins, Danilo Marques, Suelen Priscila de Oliveira e Luiz Henrique Molição.