ROMA, 25 NOV (ANSA) – A polícia da Itália desalojou nesta quarta-feira (25) a sede do movimento neofascista Força Nova, situada em um prédio de propriedade da Prefeitura em Roma.   

A ação acontece cerca de duas semanas após a apreensão do quartel-general da antiga Irriducibili, a principal torcida organizada da Lazio e historicamente ligada a grupos de extrema direita. Ambas ficam no bairro de San Giovanni.   

“Em plena emergência da Covid, na qual, com a falsa pandemia, estão reduzindo as famílias italianas à fome e tolhendo todas as liberdades pessoais e constitucionais, até os espaços de liberdade, arrancados da especulação e da degradação, acabam no moedor de carne da opressão”, disse o líder do Força Nova em Roma, Giuliano Castellino.   

O movimento liderou diversas manifestações negacionistas por conta das medidas de restrição do governo para conter a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, que já infectou cerca de 1,5 milhão de pessoas e deixou mais de 51 mil mortos na Itália.   

Esquerda – Também nesta quarta-feira, a polícia italiana desalojou uma ocupação em Roma feita por grupos de esquerda e chamada “Nuovo Cinema Palazzo”, no bairro de San Lorenzo.   

Durante a ação, estudantes da Universidade La Sapienza, vizinha à ocupação, improvisaram leituras nas ruas para protestar contra a intervenção policial.   

O Nuovo Cinema Palazzo ficava em uma propriedade privada e costumava organizar debates, congressos, espetáculos musicais e aulas de história. (ANSA).