Um homem de 68 anos foi preso em Sidney, na Austrália, suspeito de traficar quase 552 quilos de cocaína escondidos em sacos de polpa de banana do Brasil. A droga foi descoberta após as autoridades australianas serem informadas pela Divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) dos EUA sobre um carregamento suspeito com destino ao país.

Conforme a polícia local, a Operação Stalwart começou em setembro de 2020. A remessa de origem brasileira chegou em solo australiano no último dia 21 e foi examinada por oficiais da Força de Fronteira. O contêiner refrigerado continha cerca de 2 mil caixas de polpas de frutas variadas. Do total, 275 continham polpa de banana recheada com cocaína.

O valor estimado da droga apreendida é de US $ 248 milhões (cerca de R$ 1,39 bilhão). Durante a operação, as autoridades monitoraram o destino final da encomenda e chegaram até um homem de Forestville que ao receber a remessa revistou os sacos de polpa de banana para retirar a cocaína.

Na última sexta-feira (16), os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Os crimes pelos quais o homem deve responder podem chegar a pena máxima de prisão perpétua.

https://www.facebook.com/AusFedPolice/posts/2402475963226326