Polícia Civil do Rio inaugura central de inteligência para operações

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Polícia Civil do Rio inaugura central de inteligência para operações

Pixabay
Foto: Pixabay

A Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro vai inaugurar na quinta-feira (24) a Agência Central de Inteligência, um prédio inteiro que vai concentrar todos os setores que buscam e produzem conhecimentos para auxiliar nas tomadas de decisões de ações policiais.

A nova casa da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da instituição é considerada pela corporação a maior Agência de Inteligência de Segurança Pública Estadual do país.

O imóvel localizado na Rua do Lavradio, no Centro do Rio, também vai abrigar outras agências, como o Disque Denúncia, para atuação conjunta na política de segurança pública.

O prédio contará com andares para Inteligência, Contrainteligência, Busca Eletrônica e abrigará equipamentos como o “Cellebrite”, o software de uso exclusivo para autoridades policiais que desbloqueia aparelhos mobile e resgata até mensagens apagadas. O Celebrite foi usado, por exemplo, no caso do inquérito da morte do menino Henry Borel.

O prédio ainda conta com uma Escola de Inteligência para capacitação de profissionais da área.