Poliana Rocha, de 48 anos, esposa do cantor Leonardo, de 61, precisou adiar uma cirurgia de extração dentária após avaliação médica indicar risco devido ao uso de anticoagulantes. A decisão foi comunicada pela própria empresária e influenciadora em suas redes sociais na terça-feira, 29, diretamente do consultório odontológico.
Na ocasião, a sogra de Virginia Fonseca apareceu ao lado do profissional responsável e explicou que a intervenção foi cancelada por precaução. “Vamos marcar para outra data porque a Poliana toma anticoagulante… É melhor prevenir. Deus quer assim, não vamos contestar”, afirmou.
Segundo a dentista Giovanna Zanini, da clínica ZR Odonto, a medicação interfere diretamente nos mecanismos naturais de coagulação do organismo, o que pode tornar o procedimento mais delicado.
“O anticoagulante interfere na cascata de coagulação. Quando temos algum corte, o que faz parar o sangramento é essa cascata, que funciona como um curativo natural. Sem isso, o sangramento pode continuar. Além disso, o excesso de sangue na região dificulta a visão do cirurgião, o que eleva o grau de dificuldade da cirurgia”, explicou à reportagem da IstoÉ Gente.
A especialista também destaca que o sangramento interfere na ação da anestesia, que tende a durar menos tempo. “Mas não são todos os pacientes que precisam interromper o uso do anticoagulante. Isso deve ser avaliado em conjunto com o médico responsável, levando em conta o motivo do uso, a possibilidade de suspensão temporária e os riscos envolvidos”, completou.