Alessandro Maza, executivo, CMO e copywriter brasileiro, fez uma previsão polêmica sobre o futuro do mercado digital brasileiro e o fim de algumas profissões.

Em uma entrevista exclusiva concedida à ISTOÉ, o especialista em tecnologia afirma que o ChatGPT e o avanço da Inteligência Arifical (AI) constroem, juntos, “uma grande oportunidade para construir riqueza e um patrimônio exponencial”.

Nesse contexto, o especialista em marketing educacional para concursos públicos, marketing político e outras iniciativas em negócios de infoprodutos nos setores de tecnologia e saúde é direto sobre o destino de algumas carreiras.

“Acredito que é o fim do jornalismo, copywriting e escritores de livros de ficção, pelo menos da forma como conhecemos. E, detalhe: Não é só ChatGPT. Meta e Google já investem internamente pesado em AI de fácil utilização, por meio de comandos. E a tendência é que liberem tais recursos de forma mais rápida”, indica ele, que acrescenta Copy.ai, Jasper, Craftly.ai, como novidades do segmento que ainda não são populares no Brasil.

O que é ChatGPT

ChatGPT, ‘Chat Generative Pre-Trained Transformer’ ou, em tradução livre: ‘Transformador pré-treinado generativo de bate-papo’, é uma tecnologia de Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa OpenAI que tem conquistado usuários em todo o mundo, principalmente por sua comunicação realista que permite conversas sobre os mais variados temas relevantes para os usuários.

Bill Gates definiu a grandiosidade da ferramenta assim: “Até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas, como o ChatGPT, vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o nosso mundo”.

Alessandro explica que “alguns negócios digitais podem ser construídos, hoje, só com a ajuda do Chat GPT e da AI. “Mas a maioria das empresas ainda está distraída, subutilizando ou superestimando a novidade”, opina.

Ele destaca que a combinação do ChatGPT com outras soluções de AI pode proporcionar grandes benefícios, como a redução de custos operacionais, o aumento da eficiência dos processos e a melhoria da experiência do cliente.

Seriam beneficiadas ações de marketing digital, na produção de conteúdo, nos anúncios em diversos canais de distribuição, nos funis de vendas, e para quem tem um volume elevado de conteúdo e mídia.

“Passei os últimos quatro meses, desde o lançamento da GPT, me aprofundando nas linguagens preditivas, aplicando em meus negócios, e coordenando equipes para utilização de prompt engineering antes de falar publicamente sobre o tema”, garante.

O expert ainda lista novas profissões de destaque, como ​​prompt engineering e influence buyer (com foco em live marketing). Com isso, ele também indica a renovação de outras carreiras, como a de copywriting, de media buyer (compradores de mídia e tráfego) e de gestores de automações.

“Não se trata apenas de adotar a Inteligência Artificial, mas, sim, de integrá-la de forma inteligente em toda a empresa, tornando-a uma parte fundamental do negócio”, finaliza.