De volta ao Corinthians, Romero foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira (15). No anúncio feito pelo clube, nas redes sociais, foram destacados diversos lances do paraguaio, durante sua primeira passagem, em clássicos contra grandes rivais corintianos, como o Palmeiras.

O atacante atuou pelo Corinthians entre 2014 e 2018. No período, fez 222 partidas — sendo o estrangeiro com mais jogos pelo clube — com 38 gols. Além disso, esteve presente nas conquistas de dois Campeonatos Paulistas (em 2017 e 2018), e em dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017). Destes gols marcados, oito foram em clássicos.

No anúncio, foram relembrados alguns lances contra estes rivais paulistas. No comentário da publicação – realizada no Twitter – alguns torcedores chegaram a brincar dizendo que Romero era o ‘Pai do Palmeiras’ ou ‘Pai do São Paulo’.

Mas, ao analisar seus números e alguns acontecimentos pontuais, é compreensível o porquê da escolha do clube em mostrar justamente estes lances. O Palmeiras, por exemplo, é um dos times que o Romero mais jogou contra na sua primeira passagem pelo Timão. Ao todo, foram 16 encontros, sendo oito vitórias, dois empates e seis derrotas – com um gol marcado.

Mas alguns lances em específico chamaram atenção e marcaram a memória dos torcedores. Contra o Verdão, em 2017, Ángel Romero polemizou entre os palmeirenses ao dominar uma bola de cabeça, e logo depois, emplacar uma sequência de embaixadinhas – também com a cabeça. A ‘foquinha’ irritou os rivais. Felipe Melo – que na época ainda atuava na equipe alviverde – chegou a se pronunciar, criticando a atitude do paraguaio. Na ocasião, o Timão venceu o Palmeiras por 1 a 0.

– Eu sinceramente acho que ele não deveria ter feito, porque era 1 a 0 o jogo. Lembro que o Edilson fez isso (na final do Campeonato Paulista de 1999) e foi feia a confusão. Mas como tudo na vida, o mundo gira. Não quero entender que ele fez para provocar o Palmeiras. Porque ele provocou a instituição. Poderia ter sido evitado. Mas não vou falar o que ele quis fazer porque é com ele, com Deus. Poderia ter sido evitado, sim – disse Felipe Melo, na época.

Contra o Santos, foram 16 jogos também – mas o aproveitamento um pouco melhor. Ao todo, foram seis vitórias, três empates e sete derrotas. Por outro lado, foi o clássico em que mais balançou as redes – com quatro gols.

Já contra o Tricolor paulista, 12 partidas. Diante do clube do Morumbi, acumulou um aproveitamento bom também. Foram seis triunfos, com quatro empates e duas derrotas apenas. Balançou as redes três vezes.

Em duelos com o São Paulo, também irritava com frequência os torcedores rivais – por um motivo parecido com o do Palmeiras. No caso, pouco antes do acontecimento com o Verdão, foi ironizado por ‘não saber dominar a bola com o peito’. Para contestar, ‘se provou’ durante um Majestoso, em 2017.

A vinda de Romero e este histórico com clássicos acende a possibilidade do atacante reverter um cenário visto na temporada 2022 – no caso, o baixo desempenho do Corinthians nas partidas contra seus maiores arquirrivais.

Somando Campeonato Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil, o Corinthians fechou o ano com 12 clássicos disputados. Destes, três empates, sete derrotas e somente duas vitórias. O único rival paulista que conseguiu vencer foi o Santos.

Este desempenho em clássicos foi o pior desde 2016. E a maior dificuldade do Timão foi o Palmeiras – clube ao qual Romero sempre ‘deu dor de cabeça’. O Timão não perdia um derby há seis anos. Dos três encontros em 2022, não venceu um.

Ángel Romero assinou contrato com o clube até o fim de 2024 e é o primeiro reforço para a próxima temporada anunciado pelo Timão.