O meia francês da Juventus Paul Pogba, que testou positivo para testosterona em agosto, comparecerá no dia 18 de janeiro diante do tribunal antidoping italiano, informou a imprensa local nesta terça-feira (12).

De acordo com veículos de comunicação como a Gazzetta dello Sport e o site do canal de televisão Sky Sport, entre outros, a audiência, marcada para as 14h30 locais (10h30 de Brasília), será no Estádio Olímpico de Roma.

Contactado pela AFP, o tribunal antidoping italiano ainda não tomou medidas, enquanto o entorno de Paul Pogba não quis dar declarações.

Na semana passada, a Procuradoria antidoping da Itália solicitou a suspensão de quatro anos do campeão mundial de 2018, de acordo com o Código Mundial Antidoping.

Esta suspensão pode, no entanto, ser reduzida pela metade caso o francês consiga comprovar que o uso não foi intencional. Ela pode até mesmo ser limitada a alguns meses se a utilização da substância tiver ocorrido “fora da competição e não estiver associada ao nível de desempenho”.

Pogba, de 30 anos, testou positivo em agosto passado, durante a partida entre Udinese e Juventus, pela primeira rodada do Campeonato Italiano, da qual não participou.

O meio-campista, cuja temporada 2022-23 foi afetada por lesões e problemas fora de campo, foi suspenso provisoriamente no dia 11 de setembro, antes que a segunda contraprova que havia sido solicitada confirmasse, menos de um mês depois, a presença de metabólitos de testosterona.

Para explicar este teste antidoping positivo, a comitiva de “La Pioche” indicou que os metabólitos da testosterona seriam provenientes de um suplemento alimentar prescrito por um médico que o jogador consultou nos Estados Unidos.

A testosterona, o hormônio da fertilidade e da sexualidade masculina, favorece o desenvolvimento muscular.

jr/lve/aam/cb