Podcast ‘O Tempo Virou’ estreia formato ao vivo no CCBB Rio, na Virada Sustentável

Cinco encontros no Espaço Conceito Banco do Brasil reúnem ciência, ativismo, arte e ancestralidade como preparação para a COP30 em Belém

Podcast ‘O Tempo Virou’ estreia formato ao vivo no CCBB Rio, na Virada Sustentável

O podcast “O Tempo Virou”, criado e apresentado por Giovanna Nader, atriz e apresentadora que é referência nacional nos debates sobre mudanças climáticas e justiça ambiental, estreia em formato ao vivo no Rio de Janeiro. Entre os dias 16 e 19 de outubro, às 15h, o programa realiza quatro encontros no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, dentro da programação da Virada Sustentável, reunindo nomes de peso como o cientista climático Carlos Nobre, o ativista social João Paulo Rodrigues, a liderança indígena Natália Mapuá, a jovem ativista Marcele Oliveira e  a escritora Luana Genót. Além das entrevistas feitas ao vivo, o podcast terá também uma edição especial gravada com a economista e CEO da COP30 no Brasil, Ana Toni, que também será disponibilizada para o canal do CCBB.

Com mais de 70 episódios no ar e 280 mil reproduções, “O Tempo Virou” já recebeu nomes de destaque da ciência, da política, do ambientalismo e da cultura, consolidando-se como o principal podcast brasileiro sobre mudanças climáticas. Agora, inspirado pela COP30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, o programa promove sua primeira experiência presencial, aberta ao público, e aposta no diálogo entre ciência, ativismo, arte e ancestralidade para estimular a conscientização ambiental e imaginar futuros mais justos e sustentáveis. “A COP30 será um marco histórico para o Brasil e para o mundo e acreditamos que eventos descentralizados, em várias cidades, são fundamentais para que a sociedade se sinta parte desse debate urgente”, afirma Giovanna Nader.

A curadoria contempla vozes plurais, de diferentes áreas e gerações. “Falar sobre o clima é também falar sobre modos de viver, cuidar e imaginar. Por isso, fizemos questão de reunir vozes de diferentes saberes e territórios — científicos, ancestrais, comunitários e artísticos — que se complementam e nos mostram caminhos possíveis. Nosso desejo é que cada encontro inspire não apenas reflexão, mas também ação e pertencimento”, afirma Julia Borges Araña, diretora da Phi Projetos.

“Queremos aproximar ciência e ativismo da vida cotidiana das pessoas, falar sobre esses assuntos de forma abrangente, simples, para que todos compreendam o impacto da crise ambiental no presente e possam imaginar futuros possíveis”, completa Giovana.

Além da edição ao vivo de “O Tempo Virou”, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) receberá nestes dias diversas atividades da Virada Sustentável, como shows de Paula e Jacques Morelembaum, Zé Ibarra, debates do Fórum Virada Sustentável, contação de histórias.

Sobre Giovanna Nader: Atriz, apresentadora, escritora e comunicadora socioambiental, é criadora de “O Tempo Virou”, uma plataforma de novas narrativas sobre o clima com eventos, espetáculos teatrais, documentários e dois podcasts: “O Tempo Virou”, com entrevistas sobre conscientização ecológica, e “O Veneno Mora ao Lado”, sobre a incidência dos agrotóxicos no país. Em 2021 publicou o livro “Com que Roupa?” pela Editora Paralela, e em 2024 realizou o espetáculo “És tu, Brasil?”, uma biografia política do Brasil pelo viés climático. Giovanna usa as redes, online e offline, para amplificar a pauta socioambiental, unindo criatividade e informação para inspirar mudanças reais do cotidiano.

Programação

16 de outubro – 15h – Ancestralidade como ponto de partida para o futuro

Convidada: Natalia Mapuá – Ativista socioambiental e Indígena Mapuá, é mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

17 de outubro – 15h – A década decisiva: a urgência do agora

Convidado: Carlos Nobre – Cientista climático, pesquisador e referência internacional sobre Amazônia e mudanças climáticas.

18 de outubro – 15h – Justiça ambiental para todos

Convidada: Luana Genót – Fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), CEO, escritora, conselheira de empresas e apresentadora, sendo hoje uma das principais vozes na interseção entre inteligência artificial, igualdade racial, justiça climática e inovação social no Brasil e no mundo.

19 de outubro – 13h30 – Quem está no centro da crise?

Convidada: Marcele Oliveira – Jovem Campeã do Clima da COP30, produtora cultural, comunicadora e ativista climática.

19 de outubro – 15h – Agroecologia urbana: um direito coletivo

Convidado: João Paulo Rodrigues – Ativista social e dirigente do MST, defensor da reforma agrária e da agricultura familiar.

Serviço
O Tempo Virou – Podcast ao vivo
Data: 16 a 19 de outubro de 2025
Local: Espaço Conceito Banco do BrasilRio de Janeiro (CCBB RJ)

Entrada gratuita com retirada de ingressos clicando aqui.

Aniversário do CCBB RJ

Para comemorar os 36 anos de história do CCBB Rio, no dia 12 de outubro, o público de todas as idades está convidado a celebrar durante todo o mês. No final de semana de aniversário, o CCBB celebra com a feira gastronômica Junta Local e a FLOPEI – Festa Literária dos Ocupantes da Praça XV e Imediações, com muita música e atividades especiais para as crianças na área externa. O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ traz a tecnologia e o esporte das novas gerações em uma nova edição da Batalha de Robôs. Está em cartaz a recém-aberta exposição “Flávio Cerqueira: Um Escultor de Significados” e continua em exibição “José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios”, além das que compõem o Museu Banco do Brasil e a mostra educativa “Entre Tábuas e Telas: A História do Livro”, na Biblioteca. Fechando o mês, “Manguezal” apresenta esse precioso ecossistema brasileiro de uma forma nunca antes vista. No teatro, grandes estreias marcam a ocasião: “Nas Selvas do Brasil”, espetáculo que convida o público a participar da famosa expedição de Theodore Roosevelt e Marechal Rondon pela região amazônica, a “Mostra Primeira Infância”, ocupação do grupo teatral Eranos voltada para o público infantil; e “UM JULGAMENTO depois do Inimigo do Povo”, com direção Christiane Jatahy e com Wagner Moura, Danilo Grangheia e Julia Bernat no elenco. No cinema, a mostra “Chaplin” celebra a trajetória desse grande gênio com a exibição de 83 obras e o “Rio Mountain 2025” chega à sua 20ª edição com muita aventura. Vamos também mergulhar na Semana de Música Barroca da UNIRIO e nas apresentações de grandes clássicos internacionais nas quartas de Música no Museu. Na Praça da Pira, vem aí mais uma Feira das Yabás com atrações ainda mais especiais, e o grande Baile BlackBom, com muito charme. A programação contará também com o colóquio “As outras faces da moeda”, evento que é uma iniciativa vinculada à pesquisa acadêmica em torno das peças apresentadas na exposição de longa duração “Do Sal ao Digital: O Dinheiro na Coleção Banco do Brasil”. Ainda como parte das comemorações, o Clube de Leitura CCBB 2025 recebe mais uma convidada internacional, a escritora franco-ruandesa Scholastique Mukasonga, vencedora dos prêmios Renaudot e Simone de Beauvoir, para conversar sobre seu livro “A Mulher de Pés Descalços”. O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversas atividades nos Campos de Arte, Ateliê Aberto e visitas mediadas. Confira a agenda completa no site do CCBB – bb.com.br/cultura. Nossos restaurantes, cafeterias e loja oferecem ainda mais descontos para compras com cartões BB (verifique as condições no local).

Sobre o CCBB Rio 

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São mais de 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

Espaço Conceito Banco do Brasil
Travessa Tocantins, 1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Aberto todos os dias: quarta a segunda, das 9h às 20h. Às terças, das 9h às 17h.
Mais informações em bb.com.br/espacoconceito

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).