A Polícia Militar de Santa Catarina identificou um de seus policiais em vídeo que causou indignação durante a Copa na Rússia e informou que abrirá um processo administrativo disciplinar contra o militar. As informações são do UOL.

Segundo a corporação, o tenente Eduardo Nunes é um dos homens que aparecem ao lado de uma mulher estrangeira, compelindo-a a falar as palavras ofensivas em português.

A corporação afirmou que não concorda com a atitude “incompatível com a profissão e o decoro de classe”.

Eduardo Nunes é o segundo homem identificado no vídeo que causou indignação. Na segunda-feira, Diego Valença Jatobá foi identificado pela OAB de Pernambuco, que já se manifestou contra o comportamento do advogado.

Leia a nota da PM-SC na íntegra:

“Sobre um vídeo gravado na Rússia, em que um grupo de homens brasileiros desrespeita uma cidadã estrangeira, a Polícia Militar de Santa Catarina esclarece que:

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

1. Um policial militar foi identificado como um dos integrantes que aparecem no vídeo;

2. A corporação não corrobora com este tipo de atitude que é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no Regulamento Disciplinar e no Estatuto da PMSC, independentemente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento, devendo portanto, responder por suas atitudes.

3. Assim que se der seu retorno, a corporação abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.”

Questão diplomática

Segundo informações obtidas pela Folha de S.Paulo, a embaixada brasileira em Moscou relata já ter recebido emails criticando os autores do vídeo e pedidos para que eles sejam punidos e expulsos da Rússia. A medida dependeria, no entanto, de uma queixa formal da vítima, que não foi registrada.

Também de acordo com a embaixada, ainda não houve contato do governo russo com o Itamaraty sobre esse episódio.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias