Cultura

PM do Rio de Janeiro publica nota de repúdio à minissérie Justiça e pede boicote

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro publicou, na última sexta-feira, 26, uma nota de repúdio à minissérie Justiça, transmitida pela Globo. Assinado pelo Coordenador de Comunicação Social do órgão, coronel Oderlei Santos, o texto questiona a escolha de um policial no papel de vilão: “Justamente aquele profissional que defende a sociedade com a própria vida; justamente aquele profissional que zela pela segurança do cidadão; justamente aquele profissional que garantiu a tranquilidade dos Jogos Olímpicos”.

Na minissérie, o personagem Douglas (Enrique Diaz) é um policial militar que planta drogas na casa de sua vizinha Fátima (Adriana Esteves) como vingança por ela ter matado seu cachorro. “Esse tipo de programa (…) deseduca o cidadão. Estimula o desrespeito à Polícia”, diz a nota. “O que estará pensando a viúva ou um órfão de um Policial, herói de verdade, que perdeu sua vida no combate ao crime? O que estará pensando o filho de um Policial, herói de verdade, que ficou paraplégico na luta contra o crime?”, questiona o coronel.

Como forma de protesto, a instituição pede boicote à minissérie: “Aos Policiais Militares e seu Familiares é sugerido que façam o que de melhor pode ser feito diante de um programa de péssimo gosto e pouca criatividade: MUDEM DE CANAL”.

Em nota, o departamento de comunicação da Globo afirmou que ‘Justiça’ “não tem a intenção de ofender qualquer profissão ou instituição”.

A emissora afirma que, ‘Justiça’ é uma obra de ficção – o que é sinalizado ao final de cada capítulo – e que não “tem a intenção de ofender qualquer profissão ou instituição”. Ainda segundo a Globo, a minissérie não é sobre a polícia mas sobre “quatro histórias independentes que se conectam e que têm em comum um fato dramático acontecido em uma mesma noite de 2009”.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

boicote Justiça PM TV