Plenário da Câmara ignora CCJ e salva Zambelli de cassação

SÃO PAULO, 11 DEZ (ANSA) – A Câmara dos Deputados rejeitou na noite de quarta-feira (10) a cassação do mandato da parlamentar bolsonarista Carla Zambelli (PL), que está presa na Itália enquanto aguarda a análise de um pedido de extradição movido pelo Brasil.   

Seriam necessários 257 votos para cassar o mandato de Zambelli, porém a sessão terminou com placar de 227 a favor e 170 contra, além de 10 abstenções.   

A deputada foi condenada a 10 anos de cadeia pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter liderado uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a sentença, Zambelli fugiu para os Estados Unidos por meio da Argentina e depois para a Itália, onde foi presa no fim de julho.   

Ele está há mais de quatro meses na ala feminina da penitenciária de Rebibbia, em Roma, onde aguarda a conclusão do processo de extradição.   

O resultado da votação no plenário da Câmara contrariou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que havia recomendado a cassação da deputada por placar de 32 votos a 2.   

Apesar disso, parlamentares do PT prometem acionar o STF para pedir a perda do mandato de Zambelli, que também pode ser cassada quando atingir o limite de faltas estipulado pelo regimento da Câmara, no início do ano que vem. (ANSA).