PlatôBR: ‘Vou disputar o quarto mandato no Brasil’, diz Lula na Indonésia

Presidente fez a declaração durante cerimônia no palácio do governo indonésio em Jacarta, no primeiro dia de programação oficial de sua viagem à Ásia

Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

JACARTA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na Indonésia que irá disputar o quarto mandato nas eleições do ano quem. É a primeira vez que ele faz uma declaração tão peremptória sobre a possibilidade de ser candidato à reeleição – até então, costumava fazer a afirmação na condicional, dizendo que tudo irá depender de como estará sua saúde, por exemplo.

A declaração foi feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, no palácio presidencial em Jacarta. Pouco antes, Subianto lembrou que fez 74 anos no último dia 17 de outubro e que Lula fará aniversário em data próxima, na segunda-feira da semana que vem, dia 27. Ele costuma dizer que tem duas datas de aniversário: 6 de outubro no registro da certidão, e 27 de outubro, a verdadeira, que é a que considera para valer.

“Quero dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. Vou disputar o quarto mandato no Brasil”, declarou o presidente brasileiro de improviso, interrompendo um discurso que até então estava sendo lido e arrancando, de imediato, aplausos do próprio Subianto e de outros convidados da solenidade, incluindo ministros do governo.

“Estou falando isso porque nós vamos nos encontrar ainda muitas vezes. Este meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa”, emendou Lula.