PlatôBR: Governo Lula espera outros movimentos de Trump na América do Sul

O Planalto aposta, nos bastidores, que o presidente americano tentará interferir em eleições de países como Colômbia e Chile com objetivo de enfraquecer partidos de esquerda na região

PlatôBR: Governo Lula espera outros movimentos de Trump na América do Sul

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já dão como certa a interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas eleições presidenciais que ocorrerão na América do Sul ainda em 2025 e no próximo ano. Bolívia e Chile escolherão os próximos presidentes até o fim deste ano. Na Colômbia e no Brasil, as eleições ocorrerão em 2026.

Trump, avaliam os auxiliares o presidente brasileiro, deve declarar apoio aos candidatos de direita em todos os quatro países e sinalizar com possíveis benesses, semelhantes às concedidas à Argentina de Javier Milei, como a isenção de vistos para entrada nos Estados Unidos.

Na Bolívia e no Chile, os governos de esquerda têm acumulado baixa popularidade e são reais as chances de vitória da direita. Na Colômbia, a crise na segurança pública fragilizou o governo progressista de Gustavo Petro.

No Brasil, até o momento Lula vê um aumento de sua popularidade diante da interferência comercial e política de Trump no país. Mas os governistas temem que novas medidas da Casa Branca possam fragilizar o governo.