Economia

Plataforma de planejamento financeiro Origin recebe aporte de R$290 milhões


Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – A plataforma de planejamento financeiro Origin anunciou nesta segunda-feira que recebeu aporte de 290 milhões de reais, mostrando o crescente interesse de investidores por negócios que oferecem serviços de bem-estar a empregados de grandes empresas.

Fundada em 2018 pelo brasileiro João de Paula e pelo norte-americano Matthew Watson, e com sede na Califórnia, a Origin tem uma rede de consultores para aconselhar usuários em assuntos que vão de reduzir o endividamento, planos de aposentadoria e investimentos de longo prazo.

Com a rodada, o valor de mercado da empresa passou a ser de mais de 2 bilhões de reais, informou a companhia. Em 2020, a Origin levantou 12 milhões de dólares em uma rodada série A, liderada pelo fundo Felicis Ventures.

O serviço em geral é oferecido a empresas como um benefício para ajudar funcionários a terem uma vida financeira saudável, disse De Paula, cofundador e diretor de tecnologia da Origin.

O argumento da startup é que desajustes financeiros são uma das principais causas de estresse das pessoas, com impacto na produtividade e no próprio desempenho das empresas.

“As empresas estão entendendo que a saúde mental e a vida financeira das pessoas estão umbilicalmente conectadas”, disse ele, citando que esse quadro se agravou por causa da pandemia.

Atualmente, a Origin atende clientes de empresas como DocuSign, Udemy, Zynga e Nextdoor.

As empresas contratam o serviço por valor fixo mensal por empregado. De acordo com De Paula, diferente de outras plataformas de assessoria financeira no mercado, a Origin não faz intermediação de venda de produtos e serviços.

“Não compartilhamos as informações dos usuários com ninguém”, afirmou o executivo.

A companhia tem cerca de 70 funcionários próprios e dispõe de uma rede de cerca de 250 profissionais terceirizados certificados em finanças, que atendem usuários de Estados Unidos, Canadá, Reinou Unido e Irlanda.

Com o investimento, liderado pelos investidores de risco 01 Advisors, General Catalyst e Lachy Groom, a Origin planeja dobrar a equipe até o fim do ano e acelerar em 2022 seu plano de expansão para países incluindo o Brasil, onde pretende contratar cerca de 60 pessoas.



Saiba mais
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio