Agronegócio

Plantio de soja na Argentina atinge 97,6% da área prevista

São Paulo, 24 – O plantio da safra 2019/20 da Argentina atingiu 97,6% da área prevista, de 17,4 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. O avanço ante a semana anterior foi de 2,3 pontos porcentuais, mas os trabalhos estão 1,7 ponto porcentual atrasados na comparação com igual período de 2019. Ainda precisam ser semeados 413 mil hectares, sendo a maioria no norte da área agrícola.

Chuvas intensas no noroeste e nordeste da região produtora atrasam o plantio de áreas remanescentes, enquanto grande parte do centro e sul da área agrícola mantém condição hídrica entre adequada e ótima. Segundo a bolsa, 99,7% da área está em situação normal, boa ou excelente.

As áreas mais adiantadas, no sul de Córdoba, centro-norte de Santa Fe e nas zonas núcleo norte e sul, já se encontram em formação de vagem em um cenário de condições hídricas ótimas ou adequadas.

Quanto ao milho, o plantio atinge 94,7% da área projetada, de 6,3 milhões de hectares. O avanço ante a semana anterior foi de 3,8 pontos porcentuais, e os trabalhos estão 2 pontos porcentuais adiantados ante o ano passado.

“As precipitações que continuam ocorrendo em amplos setores do país melhoram a situação de grande parte das áreas de milho com destino comercial”, disse a bolsa.

Enquanto as regiões mais adiantadas estão em etapas reprodutivas, a área que falta ser plantada, de 330 mil hectares, se concentra no norte da área agrícola.