Washington, 2/5 – O plantio de milho nos Estados Unidos avançou significativamente na semana passada, de acordo com dados divulgados na segunda-feira, 1º de maio, pelo Departamento de Agricultura do país (USDA). Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o USDA informou que agricultores tinham semeado 34% da área total prevista até o último domingo, 30, em linha com a média dos últimos cinco anos, mas abaixo dos 43% do ano passado.

Na semana passada, os trabalhos estavam em 17%. Segundo o USDA, 9% da safra de milho tinha emergido, abaixo dos 12% do ano passado, mas acima dos 8% da média de cinco anos.

Já o plantio de soja estava em 10%, em comparação com 7% na época correspondente do ano passado e na média dos últimos cinco anos, disse o USDA.

O governo dos EUA relatou também que 54% da área de trigo de inverno tinha condição boa ou excelente até o último domingo, mesmo porcentual da semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa proporção era de 61%. Segundo o USDA, 42% da safra tinha perfilhado, ante 34% na média dos últimos cinco anos.

Quanto ao trigo de primavera, o plantio estava em 31% da área total prevista, ante média de 46% nos últimos cinco anos. O USDA disse que 9% da safra de primavera tinha emergido, em comparação a 17% na média de cinco anos.

Segundo a agência, o plantio de algodão estava em 14%, pouco abaixo da média dos últimos cinco anos, de 17%. Fonte: Dow Jones Newswires.