São Paulo, 21 – O plantio do milho de verão da safra 2018/19 chegou a 24% da área prevista na quinta-feira (20), segundo levantamento da AgRural. Há uma semana, o cultivo alcançava 17% das plantações, sete pontos porcentuais a menos. O número desta semana supera os 19% de um ano atrás e também os 19% da média de cinco anos, de acordo com a consultoria.

Os trabalhos estão mais avançados em Santa Catarina, onde já foram realizados em 58% das lavouras. Na sequência está o Rio Grande do Sul, com 49% da área plantada; Paraná, com 41%, e São Paulo, com 6%. Nos demais Estados produtores de milho verão, a semeadura não começou.

A área de milho verão do Centro-Sul do Brasil nesta temporada deve ser levemente maior que a do ano-safra anterior, 0,7%, conforme a AgRural. A estimativa é de que chegue a 2,892 milhões de hectares. O avanço, diz a consultoria, é puxado pelo Sul, devido aos preços remuneradores do cereal no mercado disponível. Para Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa é de que a extensão da área plantada seja a mesma do ciclo anterior.

A AgRural não faz estimativas para a safra de milho verão do Norte e do Nordeste. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve divulgar sua primeira projeção de safra para estas regiões em outubro, lembra a consultoria. Na safra 2017/18, Norte e Nordeste plantaram área de 2,2 milhões de hectares, de acordo com a Conab.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias