Agronegócio

Plantio da safra 2021/22 de soja ainda é pontual no Brasil, diz AgRural


São Paulo, 20 – Produtores rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo deram início na semana passada ao plantio da safra de soja 2021/22. Até a quinta-feira, 0,1% da área brasileira com a oleaginosa estava plantada, puxada pelo Paraná e por Mato Grosso, informa a consultoria AgRural em boletim semanal. No Paraná, as máquinas já haviam começado a semear o grão na semana anterior.

A movimentação das máquinas ainda é lenta em todos os Estados em que o plantio começou, destaca a AgRural. “Apesar das chuvas recentes, a umidade ainda é insuficiente para iniciar os trabalhos na maior parte das áreas produtoras”, comenta a consultoria.

No Centro-Oeste, as temperaturas muito altas também não ajudam. “É muito cedo, porém, para se falar em atraso, já que o plantio normalmente só engrena mesmo em outubro”, ressalta.

Com os mapas meteorológicos apontando tempo predominantemente seco e quente até a virada do mês em boa parte do Centro-Sul, a maioria dos produtores tende a aguardar melhora na previsão para acelerar o plantio, evitando assim ter de replantar em um ano marcado por aumento significativo nos custos de produção.

Em Mato Grosso, só quem planta algodão na safrinha e quem recebeu melhores volumes de chuva já está em campo.

Milho

O plantio de milho verão da safra 2021/22 de milho, por sua vez, chegou na quinta-feira (16) a 22% da área estimada para o Centro-Sul, em comparação com 16% na semana anterior e 23% um ano atrás.

As chuvas registradas nos três Estados do Sul, onde se concentram os trabalhos neste momento, favorecem a germinação e desenvolvimento inicial das lavouras e não chegam a prejudicar significativamente o ritmo da semeadura.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio